Único representante da Baixa Mogiana na 29ª Conferência do Clima da ONU (COP29), realizada em Baku, Azerbaijão, o engenheiro Vinicius Marchese, presidente do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), destacou a importância do protagonismo técnico da engenharia brasileira para enfrentar a crise climática global.
Natural de Mogi Guaçu e radicado em Mogi Mirim, Marchese assumiu a presidência do Confea em janeiro deste ano e enfatizou o papel da engenharia, agronomia e geociências na promoção de soluções práticas para o desenvolvimento sustentável.
“A expertise técnica brasileira é essencial para preservar nossos recursos, recuperar áreas degradadas e otimizar o uso de água e energia. É assim que transformamos desafios ambientais em oportunidades de progresso”, disse Marchese, que já presidiu o Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) de São Paulo antes de ser eleito presidente do Confea.
Além de reforçar o compromisso com o combate às mudanças climáticas, Marchese ressaltou que a presença do Confea na COP29 demonstra como o conhecimento técnico pode impulsionar ações globais de preservação ambiental. “A engenharia é uma ferramenta indispensável para garantir um futuro sustentável e para posicionar o Brasil como protagonista na agenda climática mundial”, concluiu.
O protagonismo da comitiva brasileira na COP29 reforça o compromisso do Sistema Confea/Crea, que representa mais de 1,2 milhão de profissionais, em oferecer expertise técnica e científica para os desafios globais. Além de discutir estratégias para proteger a Amazônia, os debates colocam a engenharia brasileira como aliada essencial no combate à crise climática.
Com um estande compartilhado com o Ministério do Turismo durante a COP29, o Sistema Confea/Crea desempenha um papel fundamental ao promover ações concretas para mitigar os impactos das mudanças climáticas, consolidando a imagem do Brasil como referência mundial em soluções sustentáveis.
Matéria: https://oimpactomogi.com.br/vinicius-marchese-e-unico-representante-regional-na-cop29-como-presidente-do-confea/