“Primeiramente, glória a Deus”, foram as primeiras palavras do vereador Tiago Costa (Avante) na tribuna da Câmara Municipal, na noite de segunda-feira (26). O parlamentar retomou o mandato quase nove meses após ser cassado por quebra de decoro parlamentar.
Por força de uma decisão liminar do Tribunal de Justiça do Estado, o decreto de cassação está suspenso, o que abriu caminho para o retorno de Tiago Costa. Muitos de seus familiares – esposa, pais, irmãs, tios e primos – estiveram presentes na sessão para acompanhar o vereador, assim como manifestantes do Movimento Negro.
“Eu tenho um sonho”, repetiu por diversas vezes, ao declarar que quer continuar “sendo a voz” de crianças em escolas e creches, de servidores públicos “perseguidos e humilhados”, do povo da zona rural, dos cidadãos na saúde, dos menos favorecidos.
A mensagem de Tiago Costa também carregava uma alusão ao histórico discurso de Martin Luther King, pastor e ativista político pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, feito em 28 de agosto de 1963, no qual falava da necessidade de união e coexistência harmoniosa entre negros e brancos no futuro.
“A democracia é bonita porque todos podem opinar, todos podem falar, todos podem ter liberdade”, disse ainda, numa referência aos protestos nas galerias da Câmara. “O deserto passa, foi um ponto e vírgula na minha história. O ponto final pertence a Deus. Glória a Deus!”, encerrou.
Matéria: https://ocompacto.com/tiago-costa-retoma-mandato-na-camara-municipal/