Rússia e Belarus participarão dos Jogos Olímpicos, mas não estarão no quadro de medalhas. Atletas vão competir de forma individual e não formarão uma equipe oficial. Atletas russos e bielorrussos participarão dos Jogos Olímpicos de Paris como atletas independentes e não terão acesso às bandeiras e hinos nacionais.
Os dois países estão proibidos de enviar suas equipes para Paris devido à invasão da Ucrânia pela Rússia, apoiada por Belarus. Os competidores foram convidados diretamente pelo Comitê Olímpico Internacional e devem cumprir critérios rigorosos, entre eles não demonstrar apoio direto à guerra no leste da Europa e não ter vínculos com o Exército. Os atletas competirão sob uma bandeira azul-esverdeada com a sigla HAI, que significa Atletas Independentes Individuais.
Um hino sem letra, criado para a ocasião, será tocado em caso de premiação para competidores neutros, como serão chamados durante os jogos. O comitê considera os competidores como indivíduos, mas não como uma equipe oficial. Membros e funcionários governamentais da Rússia e Belarus não foram convidados.