A Secretaria Municipal de Segurança Pública apresentou, nesta terça-feira (1°), a viatura que será usada como Patrulha de Proteção Ambiental e Bem-Estar Animal, resultado de uma lei municipal aprovada em novembro do ano passado. Trata-se de uma Renault Duster, adquirida com emenda parlamentar, que foi adesivada e equipada para uso.
Vinculada à Guarda Civil Municipal e à Secretaria Municipal de Segurança Pública, a patrulha possui caráter permanente e atuará de forma especializada com o objetivo de oferecer proteção ao meio ambiente, combate à poluição, preservação das florestas e da fauna e flora por meio de fiscalização.
Oito guardas-civis foram qualificados para atuarem em ocorrências de descarte clandestino de lixo, poda ilegal de árvores e de maus-tratos a animais, incluindo o aprisionamento e a caça de animais silvestres, por exemplo. A qualificação da equipe foi ministrada pela Secretaria de Segurança Pública de Praia Grande, cidade do litoral paulista que já possui o serviço e que foi referência na implantação de Mogi Mirim.
O trabalho será realizado em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e o BEA (Bem-Estar Animal). Segundo a Prefeitura, a equipe da Patrulha Ambiental e Bem-Estar Animal também é destinada a atender ocorrências de outras naturezas como roubo e furto, por exemplo.
Matéria: https://oimpactomogi.com.br/patrulha-de-protecao-ambiental-e-bem-estar-animal-entra-em-operacao/