Nebulizações contra a dengue serão retomadas na próxima semana em Mogi Mirim

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) deve retomar as nebulizações costais contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, já na próxima semana. O órgão, ligado à Secretaria Municipal da Saúde de Mogi Mirim, aguarda apenas as notificações atualizadas sobre os casos para mapear a cidade e agir nas regiões com maior incidência da doença.

De acordo com a gerente da VS (Vigilância em Saúde) da Secretaria, Vivian Delalibera Custódio, esse mapeamento é importante para que os agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias também possam complementar o trabalho feito pelas nebulizações, realizando visitas casa a casa e orientando os munícipes.

Vivian ressalta que o número de casos de dengue está aumentando na cidade, especialmente por causa das condições climáticas favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, como chuva e altas temperaturas. Por isso, ela pede à população que cooperem com o CCZ, mantendo os quintais limpos.

“Mais de 80% dos criadouros do mosquito da dengue estão nos quintais das residências”, adverte. Vivian diz que nunca é demais lembrar às pessoas sobre a importância de manter as caixas d’água limpas e fechadas, calhas limpas, pneus guardados em locais cobertos, além de manter garrafas, vasos, potes ou quaisquer outros objetos que acumulem água sempre secos.

SINTOMAS
Ainda de acordo com ela, também é preciso manter vasos de plantas com areia nos pratos, não acumular sucata ou entulho nos quintais e receber bem os agentes de Saúde. Já os técnicos do CCZ orientam que os moradores examinem suas casas, ao menos uma vez a cada 10 dias, que é o tempo que o Aedes leva do ovo até a fase do mosquito adulto.

Apesar do aumento dos casos de dengue em Mogi Mirim, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e PSC (Pronto-Socorro Central) estão operando dentro de suas capacidades. Vale salientar que os principais sintomas da dengue são dores de cabeça ou atrás dos olhos, dores abdominais, dores musculares, febre alta e persistente, cansaço, sangramento nas gengivas, nariz e vezes e diarreia.

Outra informação importante é que a Secretaria de Saúde está disponibilizando doses da vacina contra a dengue em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para pré-adolescentes de 10 a 14 anos.

Matéria: https://oimpactomogi.com.br/nebulizacoes-contra-a-dengue-serao-retomadas-na-proxima-semana-em-mogi-mirim/

  • All Post
  • Esportes
  • Estilo de Vida
  • Famosos
  • Fofocas
  • Notícias
  • Novidades
  • Política
  • Viagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Mais Band FM

Viva Band 2024
Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Find Your Way!

Categorias

Tags