No mês em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Secretaria de Educação de Mogi Mirim organizou uma série de atividades para promover a conscientização e valorização das capacidades das pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Sob o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites”, as atividades buscaram destacar as habilidades e potenciais das pessoas com autismo, enfatizando a importância de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa.
Em uma das atividades, os alunos desenvolveram um “Varal das Habilidades”, em que cartazes com exemplos de personalidades que foram diagnosticadas com TEA foram expostos, demonstrando que o autismo não limita o potencial de uma pessoa.
“Varal das Habilidades”: cartazes com exemplos de personalidades que foram diagnosticadas com TEA demonstram que o autismo não limita o potencial de uma pessoa (Foto: Divulgação)
A Secretaria de Educação promoveu ainda uma série de encontros de formação dedicados ao tema do autismo e da inclusão. Em parceria com palestrantes como Alex Barreiro, psicanalista com doutorado em Educação pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e mestre em Educação pela mesma instituição, os professores tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto.
Outro momento foi a palestra “Autismo e ABA – Análise do Comportamento Aplicada”, ministrada por Vânia Scarabel Contessoto e Carlos Gabriel Borges, especialistas em neurociência e autismo. A secretaria ainda propôs estudos de caso durante as formações. Sob a orientação das supervisoras de ensino, os professores analisaram casos fictícios que refletem situações reais do cotidiano escolar, com foco na promoção da reflexão e na identificação de ações conjuntas que possam favorecer a integração e o aprendizado dos alunos com Transtornos do Neurodesenvolvimento, incluindo o autismo infantil.