A Justiça Eleitoral recebeu 221 pedidos de registro de candidaturas a vereador em Mogi Mirim. São 13 candidatos por vaga. Todos devem passar por julgamento para serem validados. Se confirmados, vão representar uma diminuição de 33% no número de postulantes ao Poder Legislativo mogimiriano, em comparação com a eleição de 2020, quando houve 332 candidaturas registradas.
A queda pode ser explicada pela nova legislação eleitoral, que reduziu o limite de candidatos que podem ser lançados por cada partido. Desta vez, as agremiações podem lançar um total de candidaturas de até 100% das vagas a serem preenchidas na Câmara Municipal mais um. Ou seja, no caso de Mogi Mirim, que possui 17 vereadores, cada chapa pode ter no máximo 18 candidatos. Até 2021, a lei estabelecia um teto de 150% do número das vagas e, por isso, na última eleição municipal, houve chapa com até 26 candidatos em Mogi Mirim.
Além disso, as legendas precisam cumprir a cota de gênero. Do número total de candidatos apresentados pelos partidos, é necessário preencher o mínimo de 30% e máximo de 70% para candidaturas de cada gênero. No cálculo do percentual, as frações resultantes do menor número devem ser arredondadas para cima. Sendo assim, no caso de um partido que registre 18 candidatos, a cota de 30% representa 5,4 candidaturas, logo, o mínimo para cada gênero será de 6 candidatos ou candidatas.
No pleito deste ano, Agir, Podemos, Progressistas, Republicanos e a Federação PT/PV lançaram exatamente 18 candidaturas cada. O PDT lançou 17. Novo e Solidariedade têm 16 cada. O PSD, o PL e a Federação PSDB/Cidadania registraram 15 candidatos cada. Já União Brasil e Avante contam com 13, enquanto o PSOL tem 8 candidatos. O MDB registrou 3 candidaturas.
Da atual legislatura da Câmara Municipal, 13 vão em busca da reeleição. As exceções são o presidente da Câmara, Dirceu Paulino (União Brasil), que abriu mão de disputar as eleições neste ano, e as vereadoras Joelma Franco (Novo), Lúcia Tenório (MDB) e Sônia Módena (PP), todas candidatas a prefeita.
O prazo para o registro das candidaturas aprovadas em convenção partidária terminou na quinta-feira (15) e a campanha eleitoral teve início oficialmente na sexta (16).
Matéria: https://ocompacto.com/221-candidatos-a-vereador-vao-disputar-17-cadeiras-em-mogi-mirim/