Em sua estreia na chave principal de Wimbledon, o brasileiro João Fonseca, de apenas 18 anos, venceu nesta quarta-feira (3) o norte-americano Jenson Brooksby por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 5/7, 6/2 e 6/4, em 3h13min de partida. Com o resultado, Fonseca avançou à terceira rodada do Grand Slam inglês e se tornou o mais jovem tenista a chegar a essa fase desde o australiano Bernard Tomic, em 2011.
Tomic, à época com 18 anos e oito meses — dois a mais que João Fonseca atualmente — alcançou as quartas de final naquele ano. Fonseca também iguala a melhor campanha de sua carreira em torneios Grand Slam, repetindo o desempenho alcançado em Roland Garros, há pouco mais de um mês.
Além do feito pessoal, o carioca também quebrou um jejum do tênis brasileiro: é o primeiro atleta do país a disputar a terceira rodada de Wimbledon na chave masculina desde Thomaz Bellucci, em 2010.
Atualmente número 54 do ranking da ATP, Fonseca terá como próximo adversário o chileno Nicolás Jarry, ex-número 16 do mundo e hoje 143º colocado. Jarry, de 29 anos, avançou após derrotar o norte-americano Learner Tien (62º) por 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 6/2 e 6/3.
Brooksby, de 24 anos e atual número 101 do mundo, vinha em boa fase e era considerado um adversário perigoso. Ex-top 40, ele foi vice-campeão do ATP 250 de Eastbourne, na Inglaterra, na semana passada, e venceu três partidas no qualificatório para garantir vaga na chave principal de Wimbledon.
Após a vitória, Fonseca celebrou o desempenho mental e a consistência durante a partida:
“Foi um jogo difícil, contra um jogador muito esperto, um jovem que joga muito bem na grama. Sabia que seria complicado, então estou muito feliz com a forma como encarei a partida, cometendo poucos erros e sendo agressivo nos pontos importantes. Mentalmente, consegui me manter focado em todos os momentos. Mesmo quando ele jogou melhor no segundo set e venceu, comecei bem o terceiro e mantive a mentalidade firme. Isso fez a diferença”, afirmou o brasileiro.
Considerado uma das grandes promessas do tênis mundial, Fonseca segue surpreendendo e consolidando seu nome entre os principais jovens talentos do circuito.