A Conmebol abriu um procedimento disciplinar para investigar gestos racistas realizados por torcedores do Talleres contra a torcida do São Paulo, na última quarta-feira (3), durante a partida de estreia das equipes na fase de grupos da Copa Libertadores. O jogo, realizado na Argentina, terminou com vitória do São Paulo por 1 a 0.
Durante a partida, torcedores do clube argentino foram flagrados imitando sons e gestos de macacos em direção aos torcedores brasileiros, atitude que gerou ampla repercussão e indignação nas redes sociais e na imprensa esportiva.
A informação sobre a abertura do processo disciplinar foi confirmada por veículos de imprensa de São Paulo, que entraram em contato com a entidade sul-americana. Em resposta, a Conmebol afirmou que a medida faz parte de sua “política de tolerância zero ao racismo” e que tomará as providências cabíveis após a investigação.
A entidade ainda poderá aplicar sanções ao clube argentino, conforme previsto em seu código disciplinar. O caso agora segue em apuração formal, com possíveis desdobramentos nos próximos dias.