A Escola Técnica Estadual (ETEC) Pedro Ferreira Alves, em Mogi Mirim, recebe de 29 de setembro a 1.º de outubro a oficina de grafite do projeto Artes & Efeito, iniciativa do Instituto Eco Ambiental e Social (IEAS) patrocinada pela Tenneco por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. No primeiro dia os estudantes participam de aulas teóricas sobre desenho, técnicas de spray e história da arte urbana, conhecendo referências de artistas brasileiros e internacionais que transformaram ruas em galerias a céu aberto.
Depois da introdução, o grupo define coletivamente um tema e inicia a criação de um grande painel colaborativo, colocando “a mão no spray” sob orientação de grafiteiros convidados. No segundo dia, a produção sobe para o muro externo da escola, etapa que reforça conceitos de cidadania ao levar a arte para o espaço público e estimular o cuidado coletivo com o patrimônio.
O terceiro e último dia será dedicado a retoques finais e fixação dos pigmentos, seguido da entrega de certificados. Todo o material – sprays, luvas, máscaras e óculos – é fornecido pelo projeto, que também oferece módulos de fotografia para registrar o processo criativo.
Para a presidente do IEAS, Patrícia Henrique, a proposta democratiza o acesso à cultura e ressalta o potencial transformador da arte: “Quando o jovem vê seu desenho na rua, entende que tem voz e lugar na cidade”. Informações adicionais estão em www.artesefeito.institutoeco.com.br e no Instagram @ecoambientalsocial.